LÍRICOS OLHARES

LÍRICOS OLHARES

PENSAMENTO DO DIA

"O que verdadeiramente somos é aquilo que o impossível cria em nós." (Clarice Lispector)

Seguidores

REFLEXÃO

"Por mais que se mantêm em consideração as circunstâncias do tempo, do lugar, do gênio do povo, dos seus conhecimentos, de suas inclinações, falham os cálculos, desmoronam-se os edifícios, inutilizam-se os trabalhos e só se colhe o conhecimento de que não se acertou e que o coração do homem é um abismo insondável, e um mistério que se não pode entender". (Frei Caneca)




1 de dezembro de 2009

ROSA CÁLIDA (Cacau Loureiro)

Penso às vezes que minhas palavras
ficaram escassas, que se perderam
no vento os meus versos, no entanto,
sei que a poesia vibra ainda em minha
alma, ainda embala a minha vida.
Silenciei por alguns momentos,
em alguns períodos por me sentir vazia.
Talvez, repensando os meus princípios,
talvez, para tentar os recomeços.
E eu quero ainda a rosa da poesia
fremente, vermelha, demente, letal
como veneno em minhas veias; rubra
como o sangue de minhas linhas.
Eu quero ainda a rosa da poesia
retomada nos caminhos solitários
de minhas lágrimas, reverberada na
tonicidade de minhas rimas,
reconquistada no ritmo permanente
dos meus dias.
Seqüestraram-me a poesia por instantes,
a mesma que tracei no azul estonteante
de minha caneta... E que por isto o meu
céu azuláceo por onde voa a minha alegria
foi obliterado, trazendo-me o cinza das mágoas,
a tristeza.
Porém, a minha inspiração está intocada,
indomada, e assim permanece na minha via
poética; por mais que me calem, por mais
que me desfigurem ou desmontem minhas
alegorias de paz.
Eu quero ainda, e desejo mais a rosa
vertiginosa da poesia; mesmo calada,
muda... mas, não surda aos apelos do
mundo, às fronteiras intermináveis do
amor fecundo, aos gritos de uma alma
imaculada.
Eu busco, eu quero ainda a rosa
da poesia, transfigurada nas sujas ruas,
nos pés descalços dos meninos nus,
nos traços fortes de minha maturidade.
Eu busco, eu quero ainda, e muito mais
a rosa desesperançada da poesia; na
parede negra da política brasileira,
na superficialidade dos discursos
vãos, na mediocridade dos seres,
no anacronismo dos conceitos,
na parcialidade dos direitos,
na iniqüidade da justiça...
A rosa da poesia, eu ainda quero,
mesmo semimorta como os atuais sistemas,
assim desfalecida, cálida, mas, endêmica...
serena... forte e altiva a germinar
ainda nos lodaçais da vida.

Nenhum comentário: