LÍRICOS OLHARES

LÍRICOS OLHARES

PENSAMENTO DO DIA

"O que verdadeiramente somos é aquilo que o impossível cria em nós." (Clarice Lispector)

Seguidores

REFLEXÃO

"Por mais que se mantêm em consideração as circunstâncias do tempo, do lugar, do gênio do povo, dos seus conhecimentos, de suas inclinações, falham os cálculos, desmoronam-se os edifícios, inutilizam-se os trabalhos e só se colhe o conhecimento de que não se acertou e que o coração do homem é um abismo insondável, e um mistério que se não pode entender". (Frei Caneca)




10 de novembro de 2009

A RÃ E O ESCORPIÃO (La Fontaine)

O fogo crepitava feroz e avassalador. Na margem do largo rio, que permeava a floresta, encontram-se a rã e o escorpião.

Lépida e faceira, a rã prepara-se para o salto nas águas salvadoras. O escorpião – que não sabe nadar – aterroriza-se ante a morte certa, ou estorricado pelas chamas ou impiedosamente tragado pelas águas revoltas.

Arguto, e num esforço derradeiro, implora o escorpião:

– Bela rã, leva-me nas tuas costas na travessia do rio!

– Não confio em ti! Teu ferrão é inclemente e mortal – responde a rã.

– Jamais tamanha ingratidão. Ademais, se eu te picar, morte certa para nós dois.

– É verdade, pensou candidamente o bondoso batráquio. En­­tão suba!

E lá se foram, irmanados e felizes. No entanto, no meio da travessia, a rã é atingida no dorso por uma impiedosa ferroada. Entremeando dor e revolta, trava o derradeiro diálogo:

– Quanta maldade! – exclama a rã, contorcendo-se. – Não vês que morreremos os dois?!

– Sim – responde o escorpião – Mas esta é a minha natureza!

4 comentários:

Andrea Mari disse...

Se tem algo que devemos confiar é na natureza do homem,as vezes custa conhece lo e uma vez constada nao podemos ser ingenuos...bjossss

Chá das Cinco disse...

Bem disse Andrea, não devemos confiar cegamente nas pessoas, muitas são boas mas a menoria que é ruim sabe fazer muito bem o seu papel.
Um abraço

Chá das Cinco disse...

É sempre muito bom fazer novos amigos no Chá das Cinco, eu também gostei muito do teu blog, ele é show.
Eu também estou te seguindo, não vamos perder cantato Cacau.
Bjs

Chá das Cinco disse...

É sempre muito bom fazer novos amigos no Chá das Cinco, eu também gostei muito do teu blog, ele é show.
Eu também estou te seguindo, não vamos perder cantato Cacau.
Bjs