PENSAMENTO DO DIA

Prefiro andar pelos vales sombrios junto aos lobos, do que em campos floridos ao lado de falsos cordeiros. (Felipe Melliary)

REFLEXÃO

"Não é preciso ter muita coisa na vida, tendo noção já é meio caminho andado, pois gente sem noção dá muito trabalho!"

23 de novembro de 2009

A TERRÍVEL PRAGA DO EGOÍSMO (Pe Antonio Heggendorn)


Já faz algum tempo que se defendia, com muita propriedade, a necessidade de cada pessoa aprender a cultivar a sua individualidade. Afinal cada um "é ele mesmo e suas circunstâncias", cada pessoa é uma obra-prima saída das mãos do Dinvino Criador. Mas da busca de reforçar a individualidade rapidamente passou-se a um perigoso individualismo e egoísmo. O egoísmo fecha a pessoa em si mesma, e leva a colocar o próprio "eu" como o centro de tudo é o verdadeiro egocentrismo. Esta atitude é radicalmente mentirosa e perniciosa, pois o centro de tudo verdadeiramente é o próprio Deus! E assim esta verdadeira idolatria de si Mesmo vai causando terríveis estragos por ai. É sem dúvida uma praga daninha que estraga a vida pessoal e os relacionamentos sociais. O horizonte do egoísta é tão pequeno, pois ele só olha para si mesmo e nada mais. Não é egoísmo pleitear o direito de ser feliz pisando e sacrificando os outros ou usando das mais variadas maneiras as pessoas para obter a qualquer custo seus próprios objetivos?
Quando o critério maior da vida é o próprio "eu" tudo tem mesmo que girar a sua volta e adorar os seus caprichos, tudo, todos é até o mundo. Assim os valores maiores da vida são sacrificados ao míope horizonte egocêntrico. Não há lugar para a verdade, a felicidade, a responsabilidade, o sacrifício, a partilha, a solidariedade, a ética... e a lista seria muito longa de continuar.
Cabe a cada um de nós como seguidores de Jesus, o Cristo, lutarmos para vencer as tensões desta praga que é o egoísmo dentro de cada um de nós. Vez por outra faz bem a gente fazer um "exame de consciência" sobre que atitude nossas são egoístas e lutar para transformá-las. Afinal nossa meta é amar como o Senhor amou. Para isto sabemos que temos que aprender a morrer a nós mesmos, como o pequeno grão de trigo que precisa cair na terra para nascer!"
(Fonte: Pe. Antonio Heggendorn)

Um comentário:

Andrea Mari disse...

Cacau
por causa do egoismo as pessoas perdem relacoes,melhor nao sabem compartilhar e nao compreendem a necessidade do outro,o egoismo detroi tudo...pena!que excelente postagem...vou ficar horas pensando...
que bom ter encontrado uma pessoa com sua luz,to feliz por este encontro de almas!bjossssss
que tua estrela brilhe cada vez mais!