PENSAMENTO DO DIA

Prefiro andar pelos vales sombrios junto aos lobos, do que em campos floridos ao lado de falsos cordeiros. (Felipe Melliary)

REFLEXÃO

"Não é preciso ter muita coisa na vida, tendo noção já é meio caminho andado, pois gente sem noção dá muito trabalho!"

13 de abril de 2010

ASSUMA O RISCO DE SER SINCERO (Osho)


Nenhum relacionamento pode crescer de verdade se você continuar dando-lhe as costas. Se você permanecer esperto e continuar se guardando e protegendo, apenas as personalidades se conhecem e os centros essenciais permanecem sozinhos.
Então, apenas a sua máscara se relaciona, não você. Sempre que uma coisa dessas acontece, há quatro pessoas no relacionamento, não duas. Duas pessoas falsas continuam se encontrando, e duas pessoas reais continuam em mundos à parte.
Esse risco existe — se você for sincero, ninguém saberá se esse relacionamento será capaz de entender a verdade, a autenticidade; se esse relacionamento será forte o suficiente para resistir à tempestade.
Existe um risco e, por causa dele, as pessoas permanecem muito protegidas. Elas dizem coisas que deveriam ser ditas, fazem coisas que deveriam ser feitas; o amor se torna mais ou menos como um dever.
Mas então a realidade continua faminta e a essência não é alimentada. Assim a essência vai ficando cada vez mais triste. As mentiras da personalidade são um fardo muito pesado para a essência, para a alma.
O risco é real e não existem garantias quanto a ele; mas vou lhe dizer uma coisa: vale a pena correr o risco.
No máximo, o relacionamento acaba — no máximo. Mas é melhor ser separado e verdadeiro do que irreal e junto, porque então você nunca estará satisfeito. A bênção nunca virá com o relacionamento. Você vai continuar faminto e sedento, e continuará se arrastando, só esperando que aconteça um milagre.
Para que o milagre aconteça, você terá de fazer alguma coisa, e isso é: começar a ser sincero. Com o risco de que talvez o relacionamento não seja forte o suficiente e possa não ser capaz de resistir — a verdade pode ser demais, insuportável — mas então esse relacionamento não vale a pena.
Por isso, é preciso passar pelo teste.

(Osho, em "Intimidade: Como Confiar em Si Mesmo e Nos Outros)

6 comentários:

ValériaC disse...

Amiga...que texto maravilhoso... penso que a sinceridade sempre vai valer a pena... assumir-se totalmente ,ser quem somos precisa ser algo transparente...muitos não tem segurança, falta coragem e acaba acontecendo o que acontece a tantos casais, mudam de tão forma depois que se casam que o outro desconhece...na verdade, não mudaram, apenas mostraram-se como são na realidade.
E para evitar desilusões...sinceridade sempre...em todos os tipos de relacionamentos inclusive.
Beijos amiga...

acervopop disse...

Cacau,

É comum criarmos cascas durante a nossa jornada intitulada vida. O melhor mesmo é sermos autênticos, abertos ao mundo, ao outro, a vida. Pra descobrir isso levei um bom tempo, agora sinto-me uma pessoa melhor resolvida, as expectativas não vem antes da realidade.

Obrigado pelo texto,

Abraços, bom restante de semana.

C@uros@ disse...

Olá minha querida Cacau Loureiro, um belo texto. A sinceridade é pérola valiosa no mundo de hoje...o amor franco e honesto também.

Paz e harmonia,

forte abraço

C@urosa

Poseidón disse...

ola amiga,

ser sincero es ser responsable y poder vivir en paz consigo mismo.

A sinceridade rima com a felicidade e isso e bom para viver melhor.

abraços

BB disse...

Cacau, seus posts são sempre alimento para os pensamentos.
Naqueles dias de maior reflexão gosto sempre de passar por aqui.
Beijos Portugueses.

P.S. Toda a vida é feita
De pequenos nadas...
Sérgio Godinho "Cantor Português"

Unknown disse...

Somente dentro da verdade é possível caminhar...

Gostei daqui
Existem Palavras, existem poemas..

Bjs
Livinha