PENSAMENTO DO DIA

"A arte, meus amigos, não é um espelho do mundo, é sim, uma ferramenta para consertá-lo." (Vladimir Maiakovski)

REFLEXÃO

"Eterno é tudo aquilo que vive uma fração de segundo mas com tamanha intensidade que se petrifica e nenhuma força o resgata. (Drummond de Andrade)

12 de abril de 2010

O LOBO E O CÃO (Valmor Vieira)


Um cão pastor cuidava de seu rebanho de 15 ovelhas.

Nas redondezas tinha 3 lobos que todos os dias tentavam pegar as ovelhas. O cão sofria para proteger o seu pequeno rebanho.

Um dia o cão precisou viajar por motivos particulares.

Ele ficou muito preocupado, mas chamou o chefe dos lobos e disse:

Amanhã eu vou viajar. Ficarei fora por uns 15 dias. Você será o responsável pela vida das minhas ovelhas. Quando eu voltar quero ver todas as ovelhas bem tratadas.

Daquele dia em diante o lobo chefe passou a ser responsável pela proteção das ovelhas. Protegeu as ovelhas de seus amigos e também de outras matilhas que por ali apareceram.

Defina claramente as responsabilidades, estabeleça metas e dê liberdade. Os resultados logo aparecerão.

Um comentário:

ARFERLANDIA disse...

Gostei desta da pequena fábula de canídeos, que na vida real se organizam em matilhas onde há regras, patamares hierárquicos, onde os deveres são impostos pelo chefe e os direitos se reduzem à obediência servil.
Transpostos para a mini-fábula de grande dimensão, representam é e o que poderia ser se a cidadania fosse activa, a "democracia" participativa, a liberdade com regras de iguais deveres e direitos onde as competências valessem face ao compadrio e à desigual distribuição da riqueza produzida.

Parabéns pela síntese.

Gostei desta.

ARFER