LÍRICOS OLHARES

LÍRICOS OLHARES

PENSAMENTO DO DIA

"O que verdadeiramente somos é aquilo que o impossível cria em nós." (Clarice Lispector)

Seguidores

REFLEXÃO

"Por mais que se mantêm em consideração as circunstâncias do tempo, do lugar, do gênio do povo, dos seus conhecimentos, de suas inclinações, falham os cálculos, desmoronam-se os edifícios, inutilizam-se os trabalhos e só se colhe o conhecimento de que não se acertou e que o coração do homem é um abismo insondável, e um mistério que se não pode entender". (Frei Caneca)




12 de abril de 2010

O LOBO E O CÃO (Valmor Vieira)


Um cão pastor cuidava de seu rebanho de 15 ovelhas.

Nas redondezas tinha 3 lobos que todos os dias tentavam pegar as ovelhas. O cão sofria para proteger o seu pequeno rebanho.

Um dia o cão precisou viajar por motivos particulares.

Ele ficou muito preocupado, mas chamou o chefe dos lobos e disse:

Amanhã eu vou viajar. Ficarei fora por uns 15 dias. Você será o responsável pela vida das minhas ovelhas. Quando eu voltar quero ver todas as ovelhas bem tratadas.

Daquele dia em diante o lobo chefe passou a ser responsável pela proteção das ovelhas. Protegeu as ovelhas de seus amigos e também de outras matilhas que por ali apareceram.

Defina claramente as responsabilidades, estabeleça metas e dê liberdade. Os resultados logo aparecerão.

Um comentário:

ARFERLANDIA disse...

Gostei desta da pequena fábula de canídeos, que na vida real se organizam em matilhas onde há regras, patamares hierárquicos, onde os deveres são impostos pelo chefe e os direitos se reduzem à obediência servil.
Transpostos para a mini-fábula de grande dimensão, representam é e o que poderia ser se a cidadania fosse activa, a "democracia" participativa, a liberdade com regras de iguais deveres e direitos onde as competências valessem face ao compadrio e à desigual distribuição da riqueza produzida.

Parabéns pela síntese.

Gostei desta.

ARFER