LÍRICOS OLHARES

LÍRICOS OLHARES

PENSAMENTO DO DIA

"O que verdadeiramente somos é aquilo que o impossível cria em nós." (Clarice Lispector)

Seguidores

REFLEXÃO

"Por mais que se mantêm em consideração as circunstâncias do tempo, do lugar, do gênio do povo, dos seus conhecimentos, de suas inclinações, falham os cálculos, desmoronam-se os edifícios, inutilizam-se os trabalhos e só se colhe o conhecimento de que não se acertou e que o coração do homem é um abismo insondável, e um mistério que se não pode entender". (Frei Caneca)




20 de abril de 2010

ILUMINÍSTICO (Cacau Loureiro)


Atrevo-me a conhecer...
Saio às ruas, sigo estradas,
grasso em pedras, vou às
raias da indigência.
Nesta contenda que travo um
grito racional eu propago:
Independência!
No âmbito do meu pensamento
amotinado, e, pelo corpo e pelo
espírito desse homem iluminado,
inspiro-me ainda ao lema...
“Libertas quae sera tamen!”
Em meu coração inquisidor e
atraiçoado eu conspiro pelo
amor e pela espada!
A dúvida rasga-me os ossos
como um fio de adaga, o suor
como sangue, escorre-me pela
testa, salga-me um doce sonho
por ninguém jamais sonhado;
a luz da vitória cintila sobre
minha cabeça como coroa dourada
e circunda o meu pescoço como
corda corolada... mas, vou à corte,
segue-me a plebe... eu o martírio aufiro.
A bandeira que ostento é vermelha
como o sumo escarlate em solo pátrio
derramado, seiva que dos seus filhos
verte na busca por liberdade.
Brava gente brasileira eis a
fórmula que proponho, eis a
flâmula que sustento...
Pela balança aferida da justiça,
pelo ventre livre das mulheres,
pelo livre pensamento do alferes,
também eu daria minha vida
nesta luta a que vos conclamo!

2 comentários:

C@urosa disse...

Olá minha querida Cacau Loureiro, muito profundo e desafiador, que as nossas lutas sejam diárias, justas e para o bem de todos os nossos irmãos próximos.

paz ,harmonia e mais inspiração em sua vida,

forte abraço

C@urosa

ValériaC disse...

Cacau, bela sua homenagem ao mártir, inspirador... seu e que seja nosso também...
Beijos flor amiga...