PENSAMENTO DO DIA

Prefiro andar pelos vales sombrios junto aos lobos, do que em campos floridos ao lado de falsos cordeiros. (Felipe Melliary)

REFLEXÃO

"Não é preciso ter muita coisa na vida, tendo noção já é meio caminho andado, pois gente sem noção dá muito trabalho!"

13 de janeiro de 2010

ATITUDE (Bernardino N. Nascimento)

Ter atitude não significa ser bom ou ruim, ter atitude é ser autêntico, sincero, verdadeiro consigo mesmo e com o próximo; é usar a intuição no primeiro momento; é ter firmeza sobre o que diz e sobre o que vai fazer; é ser rápido no raciocínio e usar o coração nas decisões.
Muitas pessoas perdem oportunidade por falta de atitude, e muitas sofrem de depressão porque não tomaram atitude no momento certo. Ter atitude é ser positivo, é fazer o que tem que ser feito na hora certa, no agora, no momento presente. Quem tem atitude não deixa nada para amanhã. Há pessoas que pensam bem antes de tomar uma atitude; já deixou de ser atitude: quem pensa no amanhã não tem atitude e sim medo.
Existe a atitude planejada: aquela que você acorda planeja fazer alguma coisa e toma atitude para acontecer o planejado; caso não aconteça como imaginava, deve procurar tomar outra atitude para mudar a estratégia sem ferir o objetivo do planejado. Tomar atitude pode dar certo ou errado, mas uma coisa é certa: não ficou guardada, em seu subconsciente, uma decisão que você não tomou no agora.
Na verdade, toda atitude tomada é correta, desde que seja a sua atitude e de preferência tomada com o coração dentro da razão. Ter atitude é desejar alguma coisa e quando conseguir, saber que é apenas o começo de uma trajetória.
Tomar atitudes significa praticar a intuição sem medo de tomar a atitude. Ser intuitivo é estar presente no momento; é se entregar ao presente como se fosse o seu último momento, dando total atenção ao que está se passando à sua volta no agora; é colocar o planeta na palma de uma mão e com a outra irradiar amor, paz, compaixão; é estar presente, colocar a batida do coração com a pulsação do Universo, na mesma sintonia.
Quando se confia no que foi estudado, quando se confia no que foi aprendido, quando se confia em si mesmo, quando se confia em Deus, tem-se atitude. Quando se quer fazer alguma mudança interior, só se consegue com atitudes: parar de fumar depende mais de atitude do que de quaisquer outros métodos. Se desejar alguma coisa importante só vai conseguir se tomar atitude... que muitas vezes não é do seu agrado momentâneo, mas é importante para a trajetória que você escolheu.
Não devemos tomar atitude para agradar a todo o mundo... isso pode desagrada-lo mais tarde. Ninguém conseguiu tal êxito no planeta. Mas podemos tomar a atitude de compartilhar os mesmos agrados aos que estão à nossa volta.
Podemos ver que tudo em nossa vida depende de atitudes. Há gente que diz: você não fez isso ou aquilo por falta de atitude! Na verdade, não foi falta de atitude e sim a atitude de não fazer o que deveria ser feito.
Quando se acha que está sem atitude pode ser sinal de depressão: as atitudes são descontroladas e na sua maioria, provocam efeitos “para baixo”. As atitudes dos depressivos são sempre contra eles mesmos e procuram adiar tudo.
Tomei a atitude de escrever sobre a atitude e se você perceber posso passar dias, anos, escrevendo sobre a atitude, pois estarei tomado pela atitude de escrever sobre ela e como tudo depende de atitude, assunto não vai faltar. Quando eu não tiver mais a atitude de escrever sobre a atitude vou ter que tomar a atitude de parar.
Percebeu o quanto à atitude faz parte das nossas vidas? Mas, há as fortes atitudes: essas que você tem que tomar para mudar alguma coisa em si mesmo. Esta atitude de mudança de comportamento do nosso interior tem que ser agora e o seu coração têm que dar uma ordem para seu cérebro dizendo: “Estou mudando meu modo de ser para me sentir melhor, para ser uma pessoa melhor para mim mesmo, para minha família, para meus amigos, para o mundo”. É esta a atitude que você precisa tomar e deve ser agora. É esta atitude que todos esperam de você.
“Ah! Não preciso mudar!” Engano seu! Todos os dias podemos ser uma pessoa melhor e para isso temos que ter atitude.Uma atitude pode mudar sua vida para sempre, para melhor ou para pior depende de sua atitude. Se sua atitude for tomada pelo pensamento, tem que toma cuidado com os resultados, se for tomada pelo coração a possibilidade de ser a certa aumenta em muito.
“Não tem mais jeito; estou muito velho(a) para mudar!” Nada disso! Você não tem idade; o tempo é contado e inventado pelo homem. Para Deus você tem vidas e vidas... não existe o tempo... nunca é tarde para nada, assim como nunca é cedo para tomar qualquer atitude. Mas tudo tem sua hora certa! Não... para a atitude o amanhã não existe! E tudo tem que acontecer no agora. Não deixe de tomar qualquer atitude pelo sentimento de pena, quem traz o sentimento de pena é porque não tem a atitude verdadeira dentro de si e pena é um sentimento que não existe, quando se toma a atitude de fazer alguma coisa por alguém.
Então, não tenha medo de nada. Tome uma atitude agora. Se quer viajar, viaje... se quer amar, ame... se quer alguém, vá à luta... se quer estudar, estude... se não gosta mais do seu parceiro(a), fale agora, tome a atitude de falar sempre a verdade. Seja verdadeiro, tenha atitude verdadeira como deve ser o seu coração: verdadeiro.
Se gostar de alguém conte para ele(a); muitas as vezes, por falta de atitude, nem um lado nem o outro se pronuncia e aí pode deixar de acontecer um lindo romance. Tome a atitude de ser feliz vivendo somente no momento presente. Deixe o passado; ele não volta mais. O futuro é agora e o que você está plantando no agora. O futuro é sua atitude neste momento.
Pense, ou melhor, não pense: tome uma atitude agora para chegar perto da felicidade.

E-mail: bernardino.nascimento@promon.com.br

http://somostodosum.ig.com.br/p.asp?i=358

Um comentário:

Jeferson Cardoso disse...

Obrigado. Cacau, pelo comentário em meu blog! Obrigado pela bela postagem! Espero te ver muitas vezes a comentar em meu blog.

E como disse não sei quem: quem não arrisca não petisca?
Não, não, não: quem não arrisca não vive. É ou não é?

Abraço: Jefhcardoso.