PENSAMENTO DO DIA

Prefiro andar pelos vales sombrios junto aos lobos, do que em campos floridos ao lado de falsos cordeiros. (Felipe Melliary)

REFLEXÃO

"Não é preciso ter muita coisa na vida, tendo noção já é meio caminho andado, pois gente sem noção dá muito trabalho!"

15 de dezembro de 2009

QUEREMOS, MAS SOMENTE PARA NÓS!... (Jordan augusto)


“O pensamento humano, mais sutil e veloz que a luz, sobe e se eleva mais alto que as nuvens, e no seu vôo assombroso transcende as barreiras do universo visível, contempla e se expande na imensidade.” (Marquês de Maricá)

Aquele que nunca se viu em um momento de decisão, em uma encruzilhada, que atire a primeira pedra. Parece-me que o problema é geral; sempre que alguém deve ser feliz – seja por encargo ou não do destino – alguém, também, vai se entristecer. O que nos faz pensar que somente nós podemos ser felizes? Será que, em verdade, somos egoístas? Marco Aurélio disse: "A arte de viver é mais parecida com a luta do que com a dança, na medida em que está pronta para enfrentar tanto o inesperado como o imprevisto e não está preparada para cair."

A grande maioria confunde, diz querer a felicidade do outro quando a perspectiva favorece apenas um dos extremos em questão. Vejo ser difícil quando os assuntos exigem um melhor pensar - o ser jamais, em via de instinto, deixa de pensar em si para oferecer seu lugar ao próximo. Por outro lado, uma vez que isso se torne real, é quase impossível traçar novas linhas que estabelecem os limites de cada momento, deitando por terra a ilusão de que somente um dos lados pode ter razão, ou se beneficiar. A vida nos beneficia com normas gerais que buscam entregar a cada um a chave da porta que o conduzirá à sua própria felicidade; porém, cada um terá como dever adaptar a si mesmo neste grande labirinto de emoções.

É aí que todos nós parecemos iguais; perdidos, sem norte, contudo, atuando sempre pela vontade; pelo instinto que nos faz seguir, e uma vez utilizadas as ferramentas corretas, nenhum constrangimento lhe é imposto, nenhuma linha lhe é traçada... Está livre para simplesmente ser! Ver o mundo a partir do outro é estar em comunhão com si mesmo. É ter a sabedoria de perceber que os lados são iguais, e por isso se necessitam. "Muitas vezes erra não apenas quem faz, mas também quem deixa de fazer alguma coisa." – disse Marco Aurélio.

Pergunta-me a mãe de um amigo: “...mas, Jordan, você é feliz?”

A felicidade é um estado que extrapola as próprias convicções para existir. – disse-lhe

Enquanto seres humanos, nós somos feitos de realidades construídas por nós mesmos.Todos buscamos realidades que estejam de acordo com as nossas verdades; que sejam pelo menos parecidas. Para alguns mestres, o ponto é: que o passado e o presente não se tornem inimigos. Afinal de contas, o motivo do passado e do presente é sempre o mesmo. Todos nós somos livres, mas quando nos rebelamos e abusamos desta liberdade, surge, então, a necessidade da dor. Curioso, não?


Zhuangzi, um célebre autor chinês, conta a história de Zhu Pingman, que foi procurar um mestre para aprender a melhor maneira de matar dragões.

O mestre treinou Pingman por dez anos seguidos, até que este conseguiu desenvolver - à perfeição - a técnica mais sofisticada de matar dragões.

A partir daí, Pingman passou o resto da vida procurando dragões, a fim de que pudesse mostrar a todos sua habilidade.

Para sua decepção, nunca encontrou nenhum.

O autor da história comenta: “todos nós nos preparamos para matar dragões, e terminamos sendo devorados pelas formigas dos detalhes, as quais nunca prestamos atenção”. (Retirado do site de Paulo Coelho)

(JORDAN AUGUSTO possui especialização em psicologia oriental, filosofia clássica e tradicional)

http://www.bugei.com.br/

Nenhum comentário: