PENSAMENTO DO DIA

Prefiro andar pelos vales sombrios junto aos lobos, do que em campos floridos ao lado de falsos cordeiros. (Felipe Melliary)

REFLEXÃO

"Não é preciso ter muita coisa na vida, tendo noção já é meio caminho andado, pois gente sem noção dá muito trabalho!"

12 de setembro de 2013

TRENS DE FERRO (Cacau Loureiro)














Nos trilhos em que corremos para o pão de
cada dia, eu tento extrair o sal da terra...
o ácido que nos alimenta a alma de fé por
melhores dias.
Pelos sonhos de meus antepassados que
me fizeram filha, mãe e me farão avó, eu
canto a liberdade e semeio a esperança.
Pois que se não fosse pelo caráter ferroso
dos que vêm ao mundo para a mudança já
teria desistido nestas estações abandonadas
onde as máquinas regem os Homens.
Não tive paradas... em minhas mochilas
carrego o peso de tantas lágrimas em
fornalhas de decepções; mas também de
tantos sorrisos, pontes de realizações.
Andei só em vagões lotados, andei repleta
em vagões vazios... Mas que voe a fumaça
porque pra matar minha sede... pouca gente,
pouca gente... Os Homens para onde seguem?!...
O momento é de andança e não de resignação!...
Sejamos como os astros que acompanham as
locomotivas, ascendamos todos os dias e alertas
permaneçamos todas as horas para aqueles que
nos seguem, mesmo que a orgia dos donos desta
terra nos escondam sob os escombros da mentira
ou na penumbra de suas mentes alienadas nos
paramente da destruição.
Que não desistamos porque os trilhos seguem,
e seguirão, e lá mais adiante tomarão nossos filhos
e netos pelas mãos; e para além eu farei, tu farás,
nós faremos desembarcarem nas estações onde
elas reconheçam a dignidade genuína, o lar que
pertence a todos nós.
Posto que a vida não é só café com pão; e para
tanto faremos muita força, muita força!...
E conosco levaremos muita gente, muita gente!...
E nos velhos trilhos do mundo as asas de nossa
indignação que seja também libertação... E vamos
depressa, e vamos correndo, e vamos na toda...
Como trens de ferro, trens de ferro!! 

Nenhum comentário: